quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Ano da Peste Negra


O Ano da Peste Negra
da autoria de
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


A peste negra é provocada por um micróbio que os cientistas modernos chamaram Pasteurella Pestis. Esse micróbio vive no estômago ou no sistema circulatório da pulga. Esta aloja-se no pêlo de um roedor, com preferência pela ratazana preta.
A doença transmite-se pela mordedura das pulgas e o nome da peste negra justifica-se porque à volta das mordeduras alastrava uma mancha negra, que hoje se sabe que é grangrena.
Além disso, os gânglios das virilhas e dos sovacos inchavam muito, formando grandes bubões que se tornavam também negros e abriam em ferida.
Esta doença era altamente contagiosa. As pessoas de todas as raças, de ambos os sexos e de todas as idades podiam apanhar peste negra. Até os animais domésticos adoeciam.
Os primeiros sintomas eram dores de cabeça muito fortes, arrepios e vómitos. A cara adquiria uma expressão especial, devido ao olhar brilhante provocado por febres altíssimas. A língua cobria-se de uma camada de sarro amarelo e o doente tinha muita sede. Os bubões só apareciam ao terceiro dia.
Quando a peste assumia a “forma pulmonar”, ou seja, quando os pulmões eram atacados, o doente tinha tosse, cuspia sangue e não havia hipótese nenhuma de se salvar. Morria em poucos dias e o mais certo era ter pegado a doença a todas as pessoas com quem tivera contacto.
Além dessa forma, havia ainda a “forma septicemia”, que era quando as bactérias invadiam rapidamente a corrente sanguínea. Nestes casos, o doente sentia os primeiros sintomas de peste, e morria poucas horas depois.
A peste negra matou milhões de pessoas. Morreram famílias inteiras e houve aldeias que se despovoaram. No entanto, algumas pessoas não apanharam peste. Outras, muito poucas, apanharam e curaram-se. A febre nesse caso baixava devagarinho e os bubões e as manchas desapareciam a pouco e pouco.
Toda a gente considerava essas curas um milagres.
A Ana e o João mergulharam nesta época fatídica e, com o famoso Orlando, viveram momentos de grande emoção, envolvendo-se com uma quadrilha que pilhava casas desertas sem do nem piedade...
A Bruna Francisca fez o resumo do livro cuja leitura aconselha .
(Enviado pela Prof.ª Ilda Silva.)

Nenhum comentário: