quinta-feira, 27 de março de 2008
Abram a porta ao meu pai
HISTÓRIAS DOCES DE MISSANGAS
Mais Ninguém Tem
quarta-feira, 26 de março de 2008
Tamanho Grande
Diário de Anne Frank
O diário secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4
A mesma autora, dando sequência ao percurso de vida de Adrian Mole, escreve mais três volumes:
" Adrian Mole na crise da adolescência", que começa quando a personagem tem quinze anos.
" As Confissões de Adrian Mole & C.ª", que o acompanha desde os 16 anos e 3/4 e, finalmente,
" Os anos amargos de Adrian Mole", que nos permitem conhecer os seus problemas pelos 23 anos e 3/4 de idade.
Para os apreciadores de "diários" , aqui fica uma interessante sugestão de leitura.
O Rapaz Do Rio
O RAPAZ DO RIO
Certa manhã, porém, Jess "Interrompeu a braçada e parou, caminhando na água, e procurou o avô. Ali estava , ainda em pé junto à ponta onde a piscina tinha pé, a observar as crianças; tudo como antes. Apenas aborrecido. Ele viu-a e levantou a mão para acenar.
Em seguida, para horror dela, levou a mão ao coração e caiu na piscina com um estrondo.
No hospital, conseguiram retê-lo durante três dias."
Com a morte do avô, depois daquele Verão, Jess tornou-se uma pessoa diferente. Ler o livro é acompanhar Jess na sua dor e descobrir como conseguiu superar a perda do avô que tão querido lhe era.
Este livro mereceu o prémio Carnigie Medal, em 1998.
O Rapaz de Louredo
Diário de Sofia & Cª ( aos 15 anos)
O Expositor
sábado, 8 de março de 2008
A Abelha Zulmira
Em torno de uma abelha, personagem muito familiar dos leitores próximos de ambientes rurais, desconhecida e quase misteriosa para as crianças citadinas, Teresa Balté construiu uma cativante história de leitura muito fácil.
E qual será o jovem leitor que não quer saber como termina a aventura daquela abelha que, sem pedir licença, instalada no candeeeiro, vigia o almoço da família?
As Fadas
O poema ”As Fadas” é um magnífico legado de Antero Quental. Permite várias leituras, das mais superficiais, às mais profundas.
As vinte e três estrofes que compõem "As Fadas" surgem acompanhadas de ilustrações sugestivas.
O macaco de rabo cortado
Aconselha-se esta leitura aos mais novos e aos educadores que gostam de ler com os seus jovens.
E, para os jovens ou educadores que o pretendam, o livro apresenta, no final, a partir da página 12, uma série de actividades sobre a história e não só, destinadas a promover competências a nível da Língua Portuguesa.
Uma Vida Melhor
Alçada Baptista, faz uma crítica à privação da liberdade individual. Na personagem do Luisinho, o Dr. Luís, o autor critica o facto dos pais se considerarem com o direito de determinar o futuro dos filhos, não lhes deixando margem para escolhas pessoais.
Com efeito, Alçada Baptista, mostra como foi a família que decidiu que o Luisinho "devia ser doutor” e que deveria “levar tudo a sério”.
Denuncia a imposição do formalismo da correspondência e da obrigatoriedade do uso de vocabulário preciso, adequado ao nível social.
Esta é a temática de um livro, sem dúvida interessante, testemunho de uma determinada forma de pensar e de estar; capaz de permitir várias leituras, de acordo com a época, para a qual o leitor se transporte.
Cabe ao leitor, escolher a perspectiva em que pretende colocar-se, sem perder a sua liberdade crítica.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
TCHIM...
Leitura informativa
Publicados pela ASA, os dois volumes acima reproduzidos atraem, certamente, a atenção dos adolescentes, que aí podem encontrar, em discurso adequado às suas idades, respostas correctas para questões que os atormentam ou que lhes despertam a curiosidade.
....os leitores mais jovens encontram resposta para algumas questões relativas às transformações que o corpo sofre na passagem da infância para a adolescência e que nem sempre ocorrem isentas de angústias e sofrimentos.
Nestes livros, o leitor encontrará ainda abordagens à sexualidade e aos afectos.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Aquela nuvem e outras
Uma colectânea de poemas de grande simplicidade, todos eles dedicados a uma criança, um filho, que cresce sob o olhar atento de um homem capaz de combinar a generosidade com o talento de brincar com as palavras. Eugénio de Andrade, o poeta, que um dia, escreveu:
«- É tão bom ser nuvem,
ter um corpo leve,
e passar, passar.»
in “ AQUELA NUVEM”
Poesia para os mais novos, com ilustração de Júlio Resende.
Do Tamanho do Coração
Pedro Veludo, escreveu estas histórias engraçadas para crianças, que até podem dar que pensar a adultos.
Em “JOANA E O LÁPIS AMARELO”, o adulto pode descobrir uma menina teimosa que se recusa a desenhar uma bandeira ou uma escola, representada pela professora, apostada em ”matar” a criatividade.
Cabe ao leitor descobrir esta e outras tantas perspectivas de leitura.
Os miúdos da Ucha
Com um diálogo vivo e simples, Maria Natália Miranda, dá a conhecer as qualidades de Dália e Nuno. Mostra como os dois irmãos, criados em liberdade, percorrem, diariamente, a mata, reconhecem a fauna e a flora e aprendem a amar e respeitar a Natureza.
Com Dália e Nuno, o pequeno leitor fica a saber que até na mata o homem opera transformações e conhece o processo da recolha da resina.
Infelizmente, Dália e Nuno confrontam-se com um acto destruidor da mata: fogo posto.
Descobrem o responsável. Corajosamente, confrontam-no com o maléfico acto, para, em seguida, darem um eloquente testemunho de tolerância, aceitando que o Zé da Boiça se redima, transformando-se ele próprio num protector da Natureza.
OS MEUS AMIGOS
António Torrado reúne histórias para os mais novos.
Os títulos são sugestivos e as imagens simples e engraçadas. Desstas histórias, de leitura fácil, pode o leitor escolher apenas uma, dado que não há ligação directa entre elas. É só escolher:
“ O Meu Amigo Patinador”
“ O Meu Amigo Pescador”
“ A Minha Prima Elisa “
ou “ O Meu Amigo Almiro.
domingo, 27 de janeiro de 2008
A Gaveta das Histórias
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Ulisses
Maria Alberta Menéres conta, para crianças, a fascinante história de Ulisses, o aventureiro herói, cujas façanhas foram narradas pela primeira vez, por Homero, na Odisseia.
Seguir Ulisses de Ítaca a Tróia, onde a imaginação o levou a construir um engenhoso cavalo de madeira para, no seu gigantesco bojo, se esconder com os seus companheiros, enganar os troianos e salvar Helena; iniciar com ele a viagem de regresso e com ele reviver as peripécias que o esperavam na Ciclópia, na Eólia, na Ilha de Circe, na Ilha dos Infernos e no Mar das Sereias até chegar à Córcira, torna-se hilariante.
Regressar a casa com Ulisses e assistir ao reencontro do herói com Penélope e Telémaco, já adulto, é simplesmente maravilhoso.
AVÓS
Tradução de Alexadre Honrado
Colecção: Livros para sonhar
Uma história infantil.
Manuel, talvez incentivado pelas lembranças do passado, desafia Manuela, a sua mulher, para irem ao baile. Esta comenta que já não têm idade… Já são avós!
O avô insiste.
A avó Manuela enumera as fragilidades que a idade lhe trouxe e lamenta ter-lhe roubado a beleza de outrora.
Mas, Manuel, sempre terno e delicado, demonstra-lhe, carinhosamente , que envelhecer é natural, que a beleza reside no coração.
Os Avós vão ao baile e divertem-se, prova que é possível ser meigo, terno e feliz mesmo na velhice.
( Leitura das alunas Patrícia Prieto e Sara Santos)