terça-feira, 27 de novembro de 2007

Reencontro com o livro esquecido


Três da manhã do dia 21 de Novembro!

Enquanto o PC desligava, descuidado, cansado e sonolento o meu olhar fixou-se na lombada de um pequeno livro, que dormia esquecido numa estante. Instintivamente, estendi o braço, também ele cansado.
De súbito, e para meu espanto, uma forte energia retirava-me daquele torpor. Aquele livro, aberto na mão esquerda, fizera-me recuar no tempo, retirara-me trinta anos de idade, preocupações e muitas alegrias também.
Refiro-me a « TU ÉS UM SER HUMANO», da autoria de Júlio Roberto, um pequeno livro a que recorri com fins pedagógicos, no tempo em que ainda não se falava de Formação Cívica.
Estranha coincidência, quase delirante reencontro com este livro, de folhas já amarelecidas pelo tempo, no dia em que se lembra “O Dia Internacional dos Direitos da Criança”!
A sua actualidade está patente na página aqui reproduzida.


A conclusão, que encontramos na página que se segue, continua válida.


A actualidade do tema e a conclusão registada, constituem dois apontamentos que, só por si, justificam a redescoberta deste livro e suscitam a sua leitura, pelos mais e pelos menos jovens!

Nenhum comentário: