segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Plano Nacional de Leitura


O Plano Nacional de Leitura é um projecto de grande envergadura. Dirige-se ao país, a todos os cidadãos sem excepção e está previsto desenvolver-se ao longo de dez anos.
O PNL foi antecedido de outras iniciativas destinadas a promover a literacia e surge como resposta às estatísticas que denunciam níveis de literacia muito baixos em Portugal.
Numa sociedade do conhecimento como é a nossa, urge promover hábitos e competências de leitura, que garantam o acesso ao saber e que coloquem o livro na vida do cidadão e a leitura se torne fonte inesgotável de prazer.
Face à globalização da comunicação e do conhecimento, torna-se imperioso promover a literacia (ou as várias literacias coexistentes), para que cada indivíduo possa prosseguir os objectivos da formação, ao longo da vida.
As estatísticas induzem a questão:
Por que lêem tão pouco os portugueses?

São já conhecidas as respostas mais frequentes, tais como:

Ausência de hábitos de leitura.
Falta de tempo.
Dificuldade na aquisição de livros, devido ao elevado preço, relativamente ao baixo poder de compra.
Dificuldade no acesso gratuito ao livro.
Cabe a cada um de nós educadores, colaborar neste grande projecto, agindo junto das nossas crianças e adolescentes, motivando-os para a leitura, convictos de que no futuro serão eles a fomentar os bons hábitos de leitura nas gerações vindouras.
Assim sendo, é aos jovens com quem trabalho, que me dirijo directamente, para lhes deixar um conselho: “ Faz da nossa BE um lugar de passagem obrigatória; faz da leitura um hábito, uma necessidade, um prazer!”

Nenhum comentário: