quarta-feira, 20 de maio de 2009

Uma Aventura no Deserto

Uma Aventura no Deserto
da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

" Não há duas sem três"

Com o sol a pique e a areia a arder, O Pedro, o João, o Chico e as gémeas perguntavam onde se encontravam. Eles olhavam à volta e era tudo igual, só havia areia e céu. O Pedro dizia que tinham de sair dali, desse por onde desse. O Chico estava de rastos porque tinha trepado uma duna com a esperança de encontrar água para beber, mas não encontrou nada. Depois da decepção ele só viu como solução: beberem a água do mar. O Pedro achou que ficariam com mais sede e, embora não estivesse muito convencido do que dizia, fez uma cova com as mãos e bebeu um bocadinho, mas deitou logo fora, exclamando que era uma porcaria.
O Pedro procurava animar os amigos e para isso desenhou na areia um mapa. Enquanto o fazia ia lembrando que tinham saído do Algarve numa traineira que devia ter naufragado ao longo da costa africana.
O Pedro hesitou antes de continuar, mas como os amigos insistiram tanto ele acrescentou que na estariam, na melhor das hipóteses, entre a cidade de Casablanca e Agdir. Os amigos perguntaram-lhe qual seria a pior das hipóteses.
O Pedro baixou um pouco a voz e explicou que nesse caso estariam mais para mais para sul, ou seja, para lá dessa praia ficava o deserto do Sara. Perdidos no deserto teriam alguma hipótese? -Foi a pergunta que todos se fizeram. Nesse momento, o João fechou os olhos e só ouviu o vento a levantar a areia, mas parecia-lhe distinguir um som diferente, vindo de longe. Pediu que ouvissem.
O roncar longínquo de um motor devolveu a alegria a toda a gente. Começaram a correr até ao carro. Por mais estranho que pareça as gémeas foram as primeiras a ver o jipe e puseram-se a gritar: “socorro, socorro!”.
Aproximou-se um homem que emitia uns sons estranhos: - Que raio de língua! Mas o Pedro percebeu logo a pergunta. As gémeas procuravam explicar-se, dizendo que o seu barco fora ao fundo.
Para grande surpresa de todos, o homem estava dentro do assunto.
Eles sorriam e falavam interrogativamente enquanto o senhor lhes dava de comer e beber. Ele acabou por dizer que ouviu a notícia na rádio. Pouco a pouco, eles com começaram a ter novamente energia.
Depois de se apresentarem, o senhor José ou Youssef - assim se chamava o seu salvador - arranjou espaço para eles no carro. Demoraram algum tempo a fazer perguntas ao senhor, mas acabaram por adormecer. Mais tarde, acordaram com um barulho que parecia um tiro. Muito aflitos, perguntaram logo o que tinha acontecido. Fora o jipe que se tinha avariado.
E logo o Chico exclamou: “só nos faltava mais esta! Uma avaria no deserto”



Graças à colaboração da Professora Ilda Silva , aqui fica o resumo, que a Catarina Gomes fez do capítulo 4 , intitulado " Não há duas sem três" , esperando-se que incentive à leitura “Uma Aventura no Deserto”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Nenhum comentário: