terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A Malta do 2º C


A Malta do 2º C



Catarina da Fonseca, em " A Malta do 2º C" dá a conhecer as vivências normais de uma turma , em que os alunos que se encontrem numa faixa etária próxima da dos personagens desta história, se podem reencontrar.

Foca as relações entre pares e o modo como os alunos apreciam ou depreciam os professores, os rotulam e com eles se relacionam; dá a conhecer, através de discurso implícito ou explícito, o que os levam a criar modelos individuais e/ou colectivos de percepção da realidade que a vida escolar constitui.

E, por fim, com a visita dos alunos à "Outra", deixa patente a relação afectiva, que se estabelece entre alunos e professores.

Este livro valeu à autora o PRÉMIO INASSET.

Ao leitor jovem, aquele que passa muitas e muitas horas na Escola, poderá ajudá-lo a compreender, um pouco melhor , situações frequentemente vividas na turma.

Àqueles que vivem mais afastados do ambiente escolar, o livro proporciona uma interessante abordagem a esse mundo - ora maravilhoso, ora nem tanto - do qual as nossas crianças todos os dias levam para casa um retalho, às vezes astuciosamente escondido no fundo da mochila.

Nenhum comentário: