domingo, 30 de dezembro de 2007

A lenda do viajante que não podia parar


A lenda do viajante que não podia parar


A autora, Concha López Narváez Carmelo Salmeron, criou , de forma divertida, dez pequenas histórias que integram esta "lenda".

Kostia, um rapazinho solitário, viajava na sua imaginação, sem sair de casa. Até que um minúsculo homenzinho, o espírito da floresta, o visita.

Apesar de amedrontado, Kostia conversa com o homenzinho saído da sua salamandra. Conta-lhe o que faz e confessa-lhe o seu grande desejo de viver ao ar livre, de ser como uma árvore...Lamenta o facto de ser muito frágil e de ter dificuldade em caminhar.

O estranho visitante, parte, prometendo regressar três dias depois e com uma surpresa.

Essa surpresa muda radicalmente a vida de Kostia. Como?
Que viajante é este que não podia parar?

Cabe ao leitor descobrir, lendo o livro que aqui apresento.

CHOCOLATE À CHUVA


CHOCOLATE À CHUVA


O livro com que Alice Vieira terminou a trilogia que tem Mariana como protagonista, permite-nos acompanhar o crescimento de Rosa e a entrada de Mariana na adolescência.

Através da história contada em primeira pessoa, o leitor conhece as vivências de uma família que luta por uma vida melhor, que acredita que um dia se poderá permitir algumas extravagâncias.

Ler Chocolate À Chuva é viver de perto projectos de uma família, que nunca passaram disso mesmo, compreender as dificuldades económiicas e as preocupações dos adultoa e as ilusões e desilusões dos mais novos.

Mas, ler este livro é também e sobretudo assistir à grandiosidade da amizade que perdura e que ajuda a superar as contrariedades e a encontrar a felicidades nos pequenos nadas.

É ainda o reconhecimento da necessidade de uma amizade sincera, sentida pelos adolescentes.

Lote 12 - 2º Frente




Lote 12 – 2º Frente


de Alice Vieira

Mariana encontra-se na nova casa, na Rua Projectada à Praceta B, onde a pequena Rosa vai crescendo.
Às vezes, Mariana experimenta sentimentos contraditórios e reage menos bem às novas circunstâncias.
As saudades dos amigos, com quem convivia antes, especialmente da sua maior amiga, Rita, atormentam-na, de vez em quando.
Mas, como é natural, Rosinha vai crescendo e um dia Mariana percebe que não está sozinha e que a irmã lhe faz falta.
Pouco a pouco, vai sentido a nova casa mais sua.
A narradora, Mariana, conta a sua história ao longo dos primeiros meses após a mudança de casa e de escola e termina-a na Noite de Ano Novo, desejando bom ano a tudo que, durante algum tempo, parecia detestar. E, é com o seu “ – Bom ano, Rua Projectada à Praceta B!” e “- Bom ano, Lote 12, 2º Frente!” que nos transmite a capacidade de adaptabilidade do ser humano a novas experiências.
Se o leitor quiser, pode já marcar encontro com Mariana, um pouco mais crescida, em “Chocolate à Chuva”.

Rosa minha irmã Rosa


Rosa minha irmã Rosa


“Rosa minha irmã Rosa “ é o primeiro livro de um trilogia escrita por Alice Vieira.
A autora começa por contar a história de uma jovem personagem, Mariana.
Mariana ao longo da história é confrontada com algumas perdas dolorosas. Com umas convive facilmente; com outras passa por crises temporárias, vendavais interiores, frequentes em situações semelhantes.
Mas, Mariana não soma só perdas…Ganha uma irmã. Rosa. Um bebé, que como todos, altera as rotinas da família.
Ler esta obra é a oportunidade de conhecer as reacções de Mariana a este e outros acontecimentos e poder olhar de perto o significado da troca de casa, para cada um dos elementos da família.
Se o leitor foi curioso, poderá saber como vai reagir Mariana à mudança de casa, lendo “ Lote 12 - 2º Frente”

domingo, 9 de dezembro de 2007

FLOR de MEL


Da autoria de Alice Vieira
Flor de Mel

Conta a história de Melinda, uma menina que, ao perder a mãe, sofre a maior de todas as perdas.
Acompanhar esta criança no seu constante mudar de casa; vê-la confiada aos cuidados ora de uns, ora de outros; espiá-la na pobreza dos exíguos quartos que o pai ia alugando, - onde ambos se foram acomodando, - até ao momento em que o pai decide entregá-la a uma ama… dói.
Ver Melinda, feliz, em casa da Mãe Joana e a sua dedicação a André Pequeno …comove.
Saber que, um dia, o pai consegue endireitar a sua vida e anuncia a posse de uma casa própria para ambos, surge como uma mensagem de esperança.
A reacção de surpresa e desespero com que Melinda se debate, quando sabe que uma outra mulher entra na vida do pai, é chocante.
A dificuldade em aceitar que alguém substitua a mãe só é verdadeiramente compreensível para o leitor que, por ironia do destino, alguma vez viu alguém ocupar o lugar do pai ou da mãe. A aceitação final ou o simples acomodar-se à situação, por parte de Melinda, é também passível de leituras várias, de acordo com a percepção do leitor.
Alice Vieira ao escrever “Flor de Mel”, esboçou, há trinta anos, o retrato de tantas e tantas “Melindas” dos nossos dias.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Estrela à Chuva


“ Estrela à Chuva”

“ Estrela à Chuva” é mais um precioso testemunho da proximidade com os jovens, por

parte da autora.

Maria Teresa Gonzalez escreve, sobre a para jovens, livros que ajudam pais e educadores a compreender o modo de ser e estar dos heróis dos seus livros.

A vivacidade e verosimilhança dos diálogos transportam, de imediato, o leitor

para um contexto estudantil.

Neste livro, Estela representa a ambição juvenil, rodeada dos contornos antagónicos que advêm da ilusão e desilusão, dos encontros e desencontros da vida. Em torno dela, gravitam adolescentes com formas diversas de percepcionar a vida.

É de salientar o facto de muitos desses jovens carregarem o fardo do medo, face à possibilidade do embuste e do perigo que os espreita, onde menos se espera, sob a forma de proposta aliciante.

O leitor adolescente interessar-se-á pelo livro por, eventualmente, se identificar com uma ou outra personagem e por reconhecer espaços de vivência similares.

Entretanto, aos pais e educadores, menos familiarizados com os contextos abordados, neste, como em todos os livros desta colecção, a autora facilita uma visão realista das perplexidades do mundo de alegrias, de ilusões e desilusões, encontros e desencontros, às vezes de atroz sofrimento, em que os seus adolescentes mergulham, fazendo do silêncio um pedido de ajuda.

O Céu dentro de ti



Esta obra, inspirada na realidade, mostra ao leitor como é possível atingir metas: perseguir o sonho e torná-lo realidade, mesmo na adversidade.


A leitura da página transcrita é um reforço positivo o /a leitor(a) que aí revê o
seu passado e uma mensagem de esperança para quem, no presente, se identifica

com a narradora.

“ O Céu dentro de ti”, uma obra onde a emoção está presente desde o início até ao fim, alerta para a forma sorrateira e traiçoeira com que uma qualquer “dependência” se instala. Induz a reflexão acerca das consequências nefastas da adição para quem dela é vítima directa e para quantos fazem parte do seu mundo, sobretudo para os mais próximos.
Esta obra tem o grande mérito de mostrar a enorme eficácia dos afectos, constituídos força bastante para que, apesar dos obstáculos da vida, a felicidade possa ser real.
Uma leitura a não perder. Uma leitura a ser partilhada e comentada, no seio da família, por pais e filhos.